O Artista

Retrato Carmelo Gentil

quoteCarmelo Gentil, Artista, Pintor, preocupado com a verdade artística e toques poéticos em suas telas.

Equilíbrio de valores, expressividade de tons, variedade de nuances, perspectiva aérea, detalhes tais, que produzem uma agradável atmosfera e representam para vários artistas um degrau muito alto a ser atingido, são expressos nas obras de Carmelo de forma simples e natural.

O ponto de ouro e a forma agradável da distribuição das massas, são sempre conscientes, direcionando o apreciador em direção à luz, elemento essencial que deve predominar em uma obra de arte.

O trabalho de Carmelo Gentil é um misto de beleza, luz resplandecente e sublimação poética, traduzidos em um afeto interior que dificilmente será esquecido.

José Carlos Acerbi | Presidente da APBA (Associação Paulista de Belas Artes)

quote C. Gentil: Criador de atmosfera.

A criação de atmosfera é um dos elementos motivadores da pintura de Carmelo Gentil Filho. Nascido em São Caetano do Sul, SP, em 1955, e radicado em Santo André, SP, revela em seu trabalho uma busca abrangente por respostas visuais obtidas pela pesquisa.

A luz torna-se essencial nesse jogo de criar universos plásticos em que o diálogo entre o claro e o escuro comanda os olhos do observador. Isso tanto pode ocorrer numa natureza-morta como numa cena bíblica. O indispensável é que cada obra capte o olhar do público em algum ponto.

O mistério precisa se fazer presente em cada quadro. Isso costuma acontecer pelo uso de tons geralmente mais escuros. A técnica  faz com que elementos venham para a frente, enquanto outros permanecem na penumbra, instaurando um clima permeado por indagações sobre a origem de um personagem, sua função ou adequação.

No estabelecer de sutis estranhamentos, a pintura de C. Gentil cresce. Pode ser a composição de garrafões ou objetos de cobre com frutas tipicamente nacionais, como carambolas ou cocos, imagens de pescadores, paisagens de São Paulo antigo ou auto-retratos, rico universo de estudos.

O elemento encantador de sua pintura está em ver a arte como a revelação do mistério do existir, levado à tela numa associação entre a técnica aperfeiçoada e a demonstração de uma saudável inquietação plástica interna, gerada nos escuros que questionam e clarificam a nossa visão do mundo.

Oscar D’ Ambrosio | jornalista, mestre em Artes Visuais pelo instituto de Artes da Unesp e integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA)

Biografia

Carmelo Gentil Filho, pintor impressionista, nascido em São Caetano do Sul, em 1955.

Iniciou-se em desenho e pintura na Fundação das Artes de São Caetano do Sul, tendo seguido cursos de esfumados em degradê com Marcos Galli Fiorilo, posteriormente desenho, pintura e composição com Antonio Euclides Rios.

Ao ar livre Premiado em inúmeros salões oficiais, como: Medalha de Ouro - LX Salão de Belas Artes de Piracicaba/SP 2012; Prêmio Aquisitivo - XVIII SABBART (Salão Brasileiro de Belas Artes de Ribeirão Preto/SP) 2009; Medalha de Ouro - Primeiro Salão de Belas Artes de São Paulo/SP 2007; Grande medalha de Prata 53º Salão Paulista de belas Artes São Paulo/SP 2002, entre outros.

É detentor de:

12 Medalhas de Ouro
7 Medalhas de Prata
7 Medalhas de Bronze
3 Prêmios Especiais

Realizou também várias exposições individuais e coletivas, entre elas:

2012
Exposição Individual - Primeiro de Maio Futebol Clube | Santo André – SP;
Exposição Individual - APBA (Associação Paulista de Belas Artes - SP);
2005
Exposição Individual | APBA (Associação Paulista de Belas Artes - SP);
2004
Exposição Individual - Primeiro de Maio Futebol Clube | Santo André - SP;
2003
Exposição Individual - Espaço Cultural da Marinha | São Paulo – SP;
2002
Exposição Individual - Parque Avenida Galeria de Arte | São Paulo - SP;
1990
Exposição Coletiva - I Exposição de Artes Plásticas do Grupo São Tomé das Letras;
1989
Exposição Individual - Clube Atlético Aramaçan | Santo André – SP;
Exposição Individual - Iate Clube Barra do Una;
Exposição Coletiva - "Recapitulando 89" Clube Atlético Aramaçan | Santo André – SP
Exposição Individual - Salão de Artes Plásticas Ermelina Ottoni de Souza Queiroz (Museu Luiz de Queiroz) | Piracicaba (SP)

Foi membro de júri do Salão Livre - Associação Paulista de Belas Artes (1995, 1996, 1998); Salão de Belas Artes, Itanhaém (1996, 1998); Salão da Paisagem Brasileira, Associação Paulista de Belas Artes; XII Salão da Natureza Morta - Associação Paulista de Belas Artes (2000); 54º Salão Paulista de Belas Artes (2002); XXXVIII Salão da Paisagem Paulista, Associação Paulista de Belas Artes (2006).

Possui obras em diversas coleções particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

Conheça o currículo completo do Artista

2012 © - Todos os Direitos Reservados - Carmelo Gentil Filho

Rua Guerino Turazza, 136 - Jardim Las Vegas - Santo André - CEP:09182-460 São Paulo

+55(11) 99611-4134 | +55(11) 4451-5136 | cgentil@cgentil.com.br

Website in english language Site em português